Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

286 anos de Fortaleza

Paulinho da Viola é atração no aniversário da cidade.

Fortaleza completa 286 anos no dia 13 de abril e o mês inteiro é de comemoração. Defendendo o direito à cidade e apostando no potencial de requalificação dos espaços públicos através das artes, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Seculffor), planeja e realiza uma programação especial de aniversário. São muitas as boas pedidas: música instrumental e feijoada nas tardes de sábado no Passeio Público; domingos musicais no Parque Adahil Barreto; programação no Mercado dos Pinhões; formação e diversão voltada para a juventude no Cuca; reflexão e fruição estética em cursos da Vila das Artes; o melhor do repertório local em shows produzidos para o Anfiteatro Flávio Ponte, e muito mais.

No dia 13, em particular, todas as atenções são voltadas para o palco armado no Aterro da Praia de Iracema, onde o público irá receber, a partir de 19h, o show Fortalezas Musicais. Quem marca o início da festa é a nordestinidade do Quinteto Agreste, que desde os anos 70 vem cantando Fortaleza e dará as boas-vindas ao público com o Hino da Cidade.
A partir daí, uma banda especialmente formada para a ocasião, contando com virtuosos instrumentistas cearenses, receberá, no palco, nove cantores de diferentes gerações. Cada um mostrará, em três canções, sua própria leitura musical para Fortaleza, em um caleidoscópio de referências e possibilidades. As interpretações ficarão por conta de Ray Miranda, Rodger Rogério, Edinho Vilas Boas, Cláudio Mendes, Fhátima Santos, Gigi Castro, Paula Tesser, Nayra Costa e Julia Dantas.
Logo após, moradores e visitantes de Fortaleza serão presenteados com o show do cantor e compositor Paulinho da Viola, que traz para o público cearense a força de seu repertório, adaptado para um espetáculo ao ar livre. Autor de sucessos como “Foi um Rio que Passou em Minha Vida” e “Timoneiro”, além dos inúmeros sambas em homenagem à sua Portela, Paulinho chega a Fortaleza com sua elegância ímpar. Longe dos palcos locais desde 2005, Paulinho se animou com a proposta de um espetáculo em praia para fazer valer a força do samba genuíno, que levanta tradicionalmente multidões nas escolas de samba. “O grande espetáculo é sempre legal, pela vibração do público”, diz Paulinho. “É sempre desafiante conciliar a proposta de um megaevento com a qualidade de som ideal, acústica boa e, por consequência, maior foco do público na apresentação. Mas temos conseguido e sempre acaba sendo uma grande festa”, prossegue.

Aberto ao público, o show comemorativo do aniversário da cidade é também um brinde às políticas públicas para a cultura quem vêm garantindo a difusão e circulação das artes, além do livre e irrestrito acesso aos bens culturais, considerado como direito básico, cada vez mais assegurado.


Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Fortaleza
Clique aqui para conferir maiores detalhes.

E clique AQUI para escutar um pouquinho o Príncipe cantando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para mim ♥